sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Sabia mais o que Bootstrap?






O que é o Bootstrap? Se você tem um site, já deve ter visto a palavra Bootstrap ao navegar por artigos sobre projeto e desenvolvimento da web. Você também pode ter ouvido essa palavra mencionada por designers da web em lanchonetes e bares em todo o mundo. Essas pessoas sabem o que o Bootstrap é e os consideráveis benefícios que ele proporciona ao mundo de desenvolvimento da web. Mas você sabe porque é uma boa ideia insistir no uso do Bootstrap para o seu site?
Nesta série em duas partes, vamos examinar a história do Bootstrap, o que ele é exatamente e vários motivos pelos quais a incorporação do Bootstrap em seu próximo projeto da web é uma ótima ideia.
História do Bootstrap
Em 2011, o Bootstrap foi criado como uma solução interna para resolver inconsistências de desenvolvimento dentro da equipe de engenharia do Twitter. Basicamente, não havia uma definição de estrutura de código na forma escolhida pelos engenheiros do Twitter para desenvolver a plataforma.
O desenvolvimento e a engenharia da web são um trabalho especializado (muitos diriam que são uma arte), e cada engenheiro tem a sua própria maneira de codificar. Isso funciona em alguns casos, mas quando há vários engenheiros trabalhando no mesmo projeto com abordagens de codificação ligeiramente diferentes, as inconsistências são inevitáveis. Com o tempo, as inconsistências de engenharia da web podem se transformar em problemas de codificação sérios que criam incerteza e aumentam o tempo de manutenção. O Bootstrap foi uma ferramenta desenvolvida originalmente por Mark Otto e Jacob Thorton, então engenheiros do Twitter, como uma tentativa de incentivar o uso de uma única estrutura pela equipe de engenharia do Twitter, reduzindo essas inconsistências. A iniciativa do Bootstrap certamente foi bem-sucedida no Twitter, permitindo que toda a equipe trabalhasse com maior rapidez e eficiência e menos inconsistências.
Embora inicialmente uma solução interna no Twitter, Mark e Jacob rapidamente perceberam que tinham descoberto algum muito maior. Em agosto de 2011, a estrutura Bootstrap foi lançada como um projeto de software livre no Github. Em alguns meses, milhares de desenvolvedores de todo o mundo contribuíram com o código e o Bootstrap se tornou o projeto de desenvolvimento de software livre mais ativo do mundo. Desde então, tornou-se cada vez mais conhecido e se transformou na “estrutura front-end mais popular para o desenvolvimento inicial de projetos móveis com capacidade de resposta na web”.
Então… o que exatamente é o Bootstrap?
Simplificando, o Bootstrap é uma coleção de vários elementos e funções personalizáveis para projetos da web, empacotados previamente em uma única ferramenta. Ao projetar um site com o Bootstrap, os desenvolvedores podem escolher quais elementos querem usar. E, o mais importante, podem ter a certeza de que os elementos escolhidos não conflitarão entre si. É como um quebra-cabeças, exceto que cada peça se encaixa perfeitamente com as outras, quaisquer que sejam as peças escolhidas.
Esses elementos personalizáveis contidos no Bootstrap são uma combinação de HTML, CSS e JavaScript. Graças ao maravilhoso conceito do software livre, o Bootstrap é aprimorado continuamente. Ele tem diversas funções incríveis, como 100% de capacidade de resposta móvel e várias opções de plug-in jQuery com muitos recursos.
Em agosto de 2013, dois anos após a versão original, o Bootstrap 3 foi lançado. Essa última versão tem um novo design, melhor tratamento de erros, opções de personalização aprimoradas e muitos outros benefícios que fazem a alegria dos desenvolvedores.
É verdade que a PrestaShop adora a estrutura Bootstrap. A nossa versão mais recente, PrestaShop 1.6, foi totalmente desenvolvida usando o Bootstrap 3. Há alguns meses, Mark Otto compartilhou suas ideias sobre a PrestaShop, o Bootstrap e o setor de comércio eletrônico neste vídeo.
São boas notícias para os desenvolvedores e para os proprietários de sites. Aguarde a parte dois desta série, com a resposta para uma pergunta importante: por que você deve insistir na estrutura Bootstrap para o seu site? Obrigado pela leitura e não deixe de compartilhar suas opiniões sobre a PrestaShop e o Bootstrap nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário